terça-feira, 30 de novembro de 2010

DICIONÁRIO PAPA-XIBÉ DO BAIXO-AMAZONAS

Apofiar – Apostar. Ex. Dois meninos se preparam para correr para a água e um diz para o outro: "Vamos apofiar que chega primeiro na beira?"

Bora logo! ou Borimbora! - "Bora" é a abreviação de "embora", e "bora logo!" significa algo como "vamos já, que eu to cum pressa". A pessoa que fala já está de pé, e fala como se desse uma ordem, pois já está quase perdendo a paciência.

Caribé – Origem Tupi. Mingau de farinha de mandioca preparado geralmente para pessoas que estão fracas, convalescentes ou de ressaca. Sua composição é bem simples: apenas água, farinha e sal. Ou, mesmo nem leva sal. Alguns colocam manteiga, alho, ovo de galinha etc. É o famoso mingau que "levanta defunto", no sentido de ser sustancioso.


Uhum! (pronuncia-se "um-um") – É o som que a pessoa faz com a boca fechada e pode significar "Não to dizendo?" ou "Era só o que faltava". Mas o sentido pode ser outro, conforme o que se está conversando. Ex. "Ele disse que não adianta a senhora ser contra, que ele vai se juntar com ela de qualquer jeito". Aí, a mãe do rapaz olha, balança a cabeça para os lados e resmunga "uhum!" Outro exemplo: "Olha, essa é a aquela pávula que chegou de Manaus, e não se acostuma mais aqui. Aí, uma outra moça olha para a mulher, e meio piscando diz "uhum!" Uma expressão bem próxima a esse "ehum" é "Guá", ou seja "Eu heim?".

À valência que – Ainda bem que, a sorte foi que. Ex. "À valência que eu tinha levado um facão, e cortei a bichona da cobra no meio". Ou: "À valência que eu me acordei bem na hora, quando ele já estava deitando na minha ilharga".


Elab.: Prof. Dr. Frei Florêncio Almeida Vaz
Pomba lesa - A pessoa que é meio desligada, tonta ou lerda mesmo. Pode se dizer ainda abestado, bocó, palerma. A palavra lesa vem de leseira, aquela coisa que dá em algumas pessoas e as deixa, assim, fora do eixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário