quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DICIONÁRIO PAPA-XIBÉ DO BAIXO-AMAZONAS

Aberar ou abeirar – Rebaixar-se, dar-se por vencido, humilhar-se, fugir. Ex. Em uma discussão braba ou briga, um dos envolvidos desiste, entrega os pontos. Ele "abeirou". Ou: "O Preto é bom de briga. Pode vir quatro prá cima dele, que ele não abera, não". É quase a mesma coisa que "gelar", amarelar, ficar com medo. Ex. "Ah, tu gela, é?"

Aloprado Doido. Aloprar significa fazer algo de forma descontrolada, exagerada, endoidar. Ex. Eles estavam só bebendo, mas aí, começaram a discutir, que quando eu vi, o Zé aloprou. Aí, o pau comeu".

Peraí = É o que restou da expressão "espera um pouco aí". Como nossa gente gosta de economizar, inclusive nas palavras, fala "Peraí!", o que significa que ela não vai demorar muito. A mulher diz: "Maninha, peraí, que eu já tô indo". Bem, dependendo da sua amiga, pode ser que "peraí" queira dizer "espera sentado aí".

Maromba – Uma espécie de jirau com madeiras ou tábuas apoiadas em troncos grossos, que se constrói na várzea, na época das cheias, para que o gado e outras criações possam ficar mais seguros.

Tapiraiauara – Onça dágua, que algumas pessoas dizem que é um animal de verdade, que vive no fundo dos igarapés e lagos. Outros falam que é um ser encantado. O certo é que a maioria das pessoas têm medo da "tapiraiauara". A origem da palavra é do Tupi: "tapir" = anta, "iauara" = cachorro ou boto.

Putitanga - Que quer dizer "puxa vida!!!" Ex. "Putitanga, eu esqueci a lanterna. E agora?" É dito numa situação enrascada, e a palavra vem mesmo daquela outra bem conhecida desde os tempos do velho Latim,
puta, mas que não se pode dizer abertamente porque ofende certos ambientes. Mas podemos falar parecido: "Putatinga", "putareba", "pútis" e por aí vai. "Putitanga" pode ser ainda uma expressão de surpresa desagradável ou frustração, como quando um cara vê que fisgou um tucunaré grande e pesado, e acabou perdendo o peixe. Ele diz: "Putitanga!". Ver Puta merda.

Me erra, tá? (ou me mira mas me erra) - É como dizer "prá cima de mim não". Dizemos quando não queremos que o outro nos atinja com alguma coisa que vai fazer.

Fonte: Diocionario Papa Xibé
Prof. Dr. Frei Florêncio Almeida Vaz1-

Nenhum comentário:

Postar um comentário