sábado, 13 de julho de 2019

Filme “Festa de São Benedito - Gambá de Pinhel” é lançado durante o evento "Festas de santo na Amazônia" na Ufopa com apresentação dos foliões do Gambá



* Por: Gerlan Silva
 13 de julho de 2019 - às 21h e 20min.


Nesta segunda feira (8), foi lançado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém (PA), no auditório Wilson Fonseca o filme: “Festa de São Benedito - Gambá de Pinhel”, no evento "Festas de santo na Amazônia", realizado pelo Núcleo Sacaca (Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente) do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da UFOPA. Durante o lançamento, estiveram presentes moradores de Pinhel, acadêmicos de vários cursos da Ufopa e outras instituições e amigos das tradições locais.

Foliões do Gambá de Pinhel em apresentação no auditório Wilson Fonseca na Ufopa. (Foto: Gerlan Silva, 08/07/2019)


O filme é um documentário sobre a festa do Gambá na comunidade de Pinhel, no município de Aveiro - PA. É uma festa de agradecimento a São Benedito. O documentário aborda temas religiosos e expressões de culturas locais. Acontece anualmente entre os dias 28 e 30 de junho, a festa é uma manifestação da religiosidade, dos mitos, da alegria e resistência da cultura daquela comunidade. A produção faz parte do projeto PROEXT/MEC (edital do Governo Federal que hoje não existe mais), que foi coordenado pelos docentes do Curso de Antropologia da Universidade, Profa Dra. Luciana Carvalho e Prof. Dr. Florêncio Vaz, que incluiu a realização dos filmes sobre o Gambá de Pinhel e de Almeirim.
O mestre cantor Tiago Deodato comentou sobre o evento “é muito importante porque é um tema que mexe com todas as comunidades, principalmente a nossa, a nossa festa é uma festa de fé, nossos santos fazem milagres e nós fazemos nossas festas para agradecer as bênçãos recebidas. O evento é um momento de mostrar aos alunos da Ufopa nossas culturas, mostrar como são lindas nossas culturas locais, é um momento de descontração, de festa, é uma alegria está aqui falando para esses alunos, trazendo novos conhecimentos e partilhando com eles, eu como mestre cantor me sinto feliz de estar aqui”, afirmou Tiago Deodato.


Capa do DVD do Filme Festa de São Benedito – Gambá de Pinhel. (Foto: Júlio Sobrinho, 08/07/2019)

A cantora de ladainha Dona Marilza Santiago falou sobre o momento “me sinto feliz, orgulhosa por estar aqui apreciando esse evento, saber que nosso movimento saiu lá da nossa terra e está aqui, é a primeira vez que eu venho em Santarém para dançar, cantar e falar das maravilhas do Gambá para essa comunidade de estudantes, isso me deixa muito orgulhosa, é uma felicidade muito grande”, afirmou.
Ela falou sobre o banho de cheiro que é abordado, também no documentário, “faço o banho de cheiro desde os 22 anos, é feito de plantas cheirosas, o banho de cheiro é para tirar tudo o que é negativo na vida das pessoas, é distribuído na beira do rio na chegada dos visitantes”, disse a professora aposentada Marilza Santiago.
O assistente de vídeo Alean Pedroso, 26 anos, comentou sobre suas impressões do filme “eu achei muito legal, já tinha ouvido falar da festa do Gambá de Pinhel, da parte religiosa que é muito forte no documentário, mas não tinha ideia de como realmente é, é maravilhoso, quero conhecer agora”, comentou Alean pedros.
Eliane Bolanho, paulista, veio ao Oeste do Pará pela primeira vez e comentou “eu nunca tinha ouvido falar no Gambá, só fiquei sabendo por que fui pesquisar sobre Pinhel, uma comunidade que nós vamos visitar, a gente está começando um projeto de espetáculos de teatro em várias comunidades, e ai fui ver Pinhel e me deparei com essas coisas lindas, quando fiquei sabendo que hoje eles iriam fazer uma apresentação aqui, eu vim, é muito importante sair dessa rota eixo Rio - São Paulo, temos de conhecer as maravilhas do Brasil, estou muito encantada”, afirmou Eliane Bolanho.


Roda de conversa com os representantes da comunidade de Pinhel, no Auditório Wilson Fonseca - Ufopa.
(Foto: Gerlan Silva, 08/07/2019)


Assista ao filme disponível no canal  "Carlos de matos bandeira junior " no YouTube.





Nenhum comentário:

Postar um comentário