terça-feira, 16 de julho de 2019


CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS NA ALDEIA NOVO GURUPÁ, ARAPIUNS

Por: Florêncio Almeida Vaz Filho

Ocorreu no último sábado (13/07) na aldeia indígena Novo Gurupá, rio Arapiuns, o Curso de Formação de Lideranças, ministrado por ativistas do Grupo Consciência Indígena (GCI), Conselho Indígena dos rios Tapajós e Arapiuns (CITA) e voluntários do projeto de extensão A Hora do Xibé (Ufopa). Estas entidades atenderam a um pedido do Cacique Orlanildo e dos indígenas de Novo Gurupá. Participaram aproximadamente 70 pessoas das aldeias de Novo Gurupá, Aningalzinho e Atrocal. Além dos mais idosos e mulheres, o encontro contou com a participação de muitos jovens.

Os participantes se reuniram na maloca da aldeia. A programação seguiu o seguinte roteiro: Origem, história e identidade indígena no rio Arapiuns; cultura dos grupos indígenas; religião, espiritualidade e rituais; organização e direitos indígenas e; o papel das lideranças nas aldeias e no movimento indígena. A dinâmica dos trabalhos, sob o comando de Veraneize Arapium (GCI), foi desenvolvida de modo a favorecer as falas e a participação dos presentes, o que se conseguiu com muito sucesso em trabalhos de grupo, testemunhos etc. No fim do dia, os indígenas tiraram suas dúvidas com a Vice-coordenadora do CITA, Auricélia Arapium, e com o prof. Florêncio Vaz, do GCI e do Hora do Xibé.

Lídia sarmento Borari, além de expor a temática da cultura, conversou com os participantes e colheu relatos para o programa de rádio A Hora do Xibé (Radio Rural de Santarém). O evento foi encerrado com um envolvente ritual, celebrado por Paulinho Borari no terreiro debaixo dos últimos raios de sol do dia. O céu estava limpo, após uma rápida chuva. Todos tomaram banho de cheiro, cantaram








e dançaram em círculo. O clima era de animação e união. Aliás, Paulinho foi quem, pela manhã, ajudou com a temática da religião e espiritualidade indígenas. À noite ainda houve exibição de filmes e pequenas rodas de conversa.

A avaliação dos participantes foi muito positiva. E nós, os ministrantes do dessa Formação de Lideranças, também vimos com muito produtiva a atividade. Os líderes locais trabalharam muito para que houvesse alimentação para todos (e houve), custearam a passagem da nossa equipe e nos receberam muito bem. Desde já, agradecemos a simpática acolhida dos indígenas de Novo Gurupá, e o compromisso e seriedade dos parentes que compreendem que a nossa força é a nossa maior arma contra os desafios que nós nos cercam.

Esta parceria GCI, CITA e Hora do Xibé ainda vai assessorar nas próximas semanas outros cursos como esse: 27/07 – aldeia São João, rio Arapiuns; 10/08 – aldeia Paricatuba, rio Tapajós. E nosso plano é seguir para outras aldeias que demandarem esta formação. Infelizmente, nas próximas etapa, a equipe sentirá falta da presença alegre da Veraneize, que vai para Belém em agosto fazer o mestrado no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Mas vai valer a pena. Boa sorte, Verinha! Volte mais capacitada e mais entusiasmada, para seguirmos ajudando na animação nas aldeias e no Movimewnto Indígena no baixo Tapajós.

Obs. As fotos são de Veraneize Arapium e Florêncio Vaz.

Um comentário:

  1. O encontro foi maravilhoso
    Novo Gurupá tem um povo humilde e acolhedor, tenho certeza que nosso grupo se sentiu bem recebido e agraciado com a troca de conhecimentos.

    ResponderExcluir